O impacto do período do climatério na saúde da mulher

Autores

  • Maria das Graças Moraes de Araújo Souza Universidad Internacional Tres Fronteiras-Uninter
  • Nélida Idalina Palacios Martínez

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1119-Q51

Palavras-chave:

MULHERES, CLIMATÉRIO, SAÚDE, EXAMES, DOENÇAS

Resumo

Objetivo: É incentivar as mulheres a prevenção e cuidado com sua saúde no período do climatério e expor as doenças causadas pela falta de tratamento adequado, ausências de ajuda profissional e má qualidade nutricional e proporcionar uma alimentação adequada com acompanhamento nutricional. Métodos: O presente artigo tem como metodologia uma pesquisa quantitativa, trata- se de um Ensaio Clínico Randomizado, sendo possível identificar melhores meios para identificar eficácia de estratégias terapêuticas. Trata- se de um Ensaio Clínico Randomizado, uma pesquisa quantitativa e com melhor poder inferencial para eficácia de estratégias terapêuticas.Resultados: Foram realizados procedimentos em 65 participantes na fase do climatério, contendo assim questionários com sete subitens, sendo possível observar como as mulheres cuidam da sua saúde, como se alimentam, se possui uma rotina de realizar exames médicos constantemente ou se possui um acompanhamento nutricional, observou que as mulheres que cuidam da sua saúde tem uma possibilidade grande de não adquirir doenças no período do climatério.Conclusão: Dessa maneira, para não adquirir doenças e problemas graves de saúde no período do climatério é proposto para as mulheres uma nova adequação de vida, seja, com exames de rotinas, acompanhamentos de profissionais especializados ou um acompanhamento nutricional, com essa nova qualidade de vida as mulheres no período do climatério não terão hipótese de desenvolver doenças e problemas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Gleici Fernanda dos Santos; FERREIRA, Tais de Lima; CIASCA, Sylvia Maria. Nomeação automática rápida em escolares de 6 e 7 anos. Revista Cefac, v. 18, p. 392-398, 2016.

FERNANDES, Paloma Maia et al. Universo acadêmico: uma avaliação antropométrica do estado nutricional e caracterização do hábito alimentar de universitários do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité/Paraíba. 2015.

FRANÇA, Aline Alves. Obesidade e a Repercussão na Saúde. 2004.

FERNANDES, Paloma Maia et al. Universo acadêmico: uma avaliação antropométrica do estado nutricional e caracterização do hábito alimentar de universitários do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité/Paraíba. 2015.

SANTOS, Ligia Amparo da Silva. Educação alimentar e nutricional no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis. Revista de Nutrição, v. 18, n. 5, p. 681-692, 2005.

KLOTZ-SILVA, Juliana; PRADO, Shirley Donizete; SEIXAS, Cristiane Marques. Comportamento alimentar no campo da Alimentação e Nutrição: do que estamos falando?. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 26, p. 1103-1123, 2016.

Souza, L. P. S., Sousa, M. H. M., Carvalho, I. Z., & Gravena, A. A. F. (2011). Fatores de Risco Cardiovascular em Mulheres na Pós-Menopausa. Anais Eletrônico VIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar CESUMAR – Centro Universitário de Maringá Editora CESUMAR Maringá – Paraná – Brasília.

Gallon, C. W., Wender, M. C. O. (2012). Estado nutricional e qualidade de vida da mulher climatérica. Rev Bras Ginecol Obstet., v.34, n.4, p.175-83.

Monteiro, R.C.A.; Riether, P.T.A.; Burini, R.C. (2004). Efeito de um programa misto de intervenção nutricional e exercício físico sobre a composição corporal e os hábitos alimentares de mulheres obesas em climatério. Rev. Nutr. v17, n4, p479-489.

MONTILLA, Regina das Neves Girão; MARUCCI, Maria de Fátima Nunes; ALDRIGHI, José Mendes. Avaliação do estado nutricional e do consumo alimentar de mulheres no climatério. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 49, n. 1, p. 91-95, 2003.

SILVA, Cláudia. Desempenho em processamento fonológico de escolares na alfabetização. Conjecturas, v. 22, n. 1, p. 50-69, 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Moraes de Araújo Souza, M. das G., & Palacios Martínez , N. I. . (2022). O impacto do período do climatério na saúde da mulher. Conjecturas, 22(8), 316–325. https://doi.org/10.53660/CONJ-1119-Q51

Edição

Seção

Artigos