Avanços e limitações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): um estudo de caso no Assentamento Frei Vantuy, Ilhéus – BA

Autores

  • Vinicius Santos Discente do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Emerson Antônio Rocha Melo de Lucena Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-897-H04

Palavras-chave:

Reforma Agrária, PAA, Disputa Territorial, Racismo Ambiental

Resumo

No Brasil a questão agrária é marcada pela concentração de terra e exploração da força de trabalho na economia rural, sendo esses dois elementos preponderantes para originar a miséria das e dos trabalhadores. Através do estudo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Assentamento Frei Vantuy (AFV), buscamos questionar, se por meio dessas políticas a reforma agrária tem proporcionado o aproveitamento pleno dos assentados em prol de uma autonomia e melhoria de condições materiais de vida. O PAA tem a função de comprar os produtos da agricultura familiar, dispensando licitação, através de editais que concorrem as cooperativas e associações dos assentamentos, onde os produtos são repassados para programas públicos ligados à assistência social, instituições como hospitais, creches, casas de repouso para idosos e organizações sociais que atendem pessoas com dificuldades de acesso à alimentação. O objetivo principal desse trabalho foi analisar os impactos positivos e as limitações da implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Assentamento Frei Vantuy (AFV), durante o período de dezembro de 2020 a novembro de 2021. O AFV situa-se nas margens da BR 415, na altura do Km 10-11 e contou com o acesso às políticas públicas durante todo seu processo de estruturação. A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e novembro de 2021. Para alcançar os resultados desejados foi realizado a aplicação de questionários semiestruturados para entrevistar as e os beneficiários do PAA. Foram entrevistadas todas as trezes pessoas participantes do programa PA, sendo três participantes homens e dez mulheres. Todos têm moradia própria no assentamento AFV. Verifica-se nesse grupo uma composição familiar com uma média de 2 a 5 membros, com variação de 1 a 13 pessoas em algumas famílias, incluindo o/a entrevistada. Dentre as e os beneficiários do PAA no AFV, a renda é bem diversificada. Formulada geralmente pela venda do cacau, outras frutas, legumes, hortaliças, produtos secundários, por aposentadorias e um trabalho assalariado, variando de R$ 2.000,00 e R$ 5.700,00. Isso em grande contribuição no incremento da renda da comunidade, aumentando seu poder de compra e investimento. O acesso ao PAA permitiu não apenas o aumento da renda, mas a possibilidade de investimentos em equipamentos individuais e coletivos, construção de uma biofábrica, geração de empregos. Todos estes avanços e possibilidades se concretizaram a partir do histórico de investimentos na agricultura familiar e no pequeno produtor, colocados em risco pelos constantes cortes de recursos e desvalorização desse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Santos, Discente do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz

Estudante do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atualmente membro da comissão gestora do Diretorio Central dos Estudantes da UESC e Conselheiro Discente do Conselho Superio de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE-UESC). Bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Referências

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO - CONAB. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): Resultados das ações da CONAB em 2013. Brasília, 2014. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/agricultura-familiar/execucao-do-paa> Acesso em: 15 out. 2021.

______. Agricultura Familiar Programa de Aquisição de Alimentos - PAA: Resultados das Ações da Conab em 2019. Compêndio de estudos Conab, V.27, Brasília, 2020.

DA SILVA ARLINDO, M. A.; DE ALMEIDA, R. A. O PAPEL DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NA LUTA CONTRA A MONOPOLIZAÇÃO DO TERRITÓRIO PELO CAPITAL. Boletim de Geografia, v. 36, n. 3, p. 88-107, 20 nov. 2018.

CONCRAB, Evolução da concepção de cooperação agrícola do MST (1989-1999). São Paulo, 1999, 39p. (Caderno de Coopreação Agrícola, 8).

DELGADO, G.C. et al. Avaliação do programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar. Brasília: IPEA, 2005. (Texto para discussão 1145).

GRISA, C. et al. O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) EM PERSPECTIVA: apontamentos e questões para o debate. Retratos de Assentamentos, Araraquara, v. 13, p. 137-170, jan. 2010. Disponível em: https://www.retratosdeassentamentos.com/. Acesso em: 26 nov. 2020.

______. Contribuições do Programa de Aquisição de Alimentos à segurança alimentar e nutricional e à criação de mercados para a agricultura familiar. Agriculturas, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 34–41, 2011.

LIMA, S. Terra, trabalho e autonomia: condições de produção e reprodução de assentados no Terra Vista da “região cacaueira” da Bahia. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

PERIN, G. et al. A evolução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): Uma análise da sua trajetória de implementação, benefícios e desafios, Texto para Discussão, No. 2691, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2021.

PRADO JR, Caio. A revolução Brasileira. São Paulo: Civilização Brasileira, 1962.

Downloads

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Santos, V., & Antônio Rocha Melo de Lucena, E. (2022). Avanços e limitações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA): um estudo de caso no Assentamento Frei Vantuy, Ilhéus – BA . Conjecturas, 22(2), 1761–1781. https://doi.org/10.53660/CONJ-897-H04

Edição

Seção

Outros artigos e publicações