A pedagogia da alternância nos cursos de licenciatura em educação do campo: novos caminhos e desafios

Autores

  • Mara Rita Duarte de Oliveira Unilab
  • Geovanna de Lourdes Alves Ramos Universidade Federal de Uberlândia
  • Jadson Fernando Garcia Gonçalves
  • Maria do Socorro da Costa Coelho Universidade Federal do Pará
  • Roque do Nascimento Albuquerque Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Rosilda do Socorro Ferreira Vaz Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-889-H03

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância, Educação do campo, saberes

Resumo

O curso de Licenciatura em Educação do Campo do Campus Universitário de Abaetetuba tem por objetivo principal formar educadores para a docência nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio nas escolas rurais, associando essa formação a processos educativos contextualizados, e sintonizados socioculturalmente com a realidade local e a diversidade da região. Além disso, o curso preocupa-se com a qualificação de profissionais que detenham um perfil voltado para as questões intrínsecas ao campo na Amazônia e que sejam capazes de multiplicar conhecimentos e ações no processo de valorização da identidade cultural do homem do campo. No presente projeto nosso objetivo central é analisar o projeto político pedagógico do curso de licenciatura em Educação do Campo, a partir da visão dos alunos e professores do curso. Realizamos análise documental do projeto Pedagógico do curso de licenciatura em educação do campo, segundo o Projeto Pedagógico do curso o  mesmo propõe que as atividades curriculares sejam desenvolvidas em regime de alternância, entre Tempo-Universidade, onde os alunos cursam as disciplinas do currículo e o Tempo-Comunidade que são orientados a desenvolverem práticas docentes nas suas comunidades de origem, numa perspectiva ação-reflexão-ação, fortalecendo a sua formação de forma prático-reflexiva, através de estágios, monitorias, e outras atividades pedagógicas, onde possam exercitar tais práticas propostas no projeto pedagógico do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012), Mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014), bolsista/CAPES, com período Sanduíche na Universidade de Lisboa/PT, bolsista/CAPES. Fui docente efetiva do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) - Regional Goiás/Universidade Federal de Goiás. Membro do N.D.E. do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da Regional Goiás/UFG. Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) - Regional Goiás/Universidade Federal de Goiás. Chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) da Regional Goiás/UFG. Sub-chefe da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) da Regional Goiás/UFG. Membro da CAD/Comissão de Avaliação Docente da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) da Regional Goiás/UFG. Membro do Conselho de Curadores da Universidade Federal de Goiás. Membro da CAVI/Comissão de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Goiás. Vice-Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da Regional Goiás/UFG. Coordenadora de Monitoria da Regional Goiás/UFG. Atualmente sou docente Adjunta II do curso de História, Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Pesquisadora convidada da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, como também da Universidade Federal do Pará e da Universidade Federal do Tocantins.Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, História da Educação, Cultura Escolar, Práticas e Saberes, Relações de Gênero,Trabalho e movimentos sociais.

Jadson Fernando Garcia Gonçalves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2005). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é professor Adjunto - Campus Universitário de Abaetetuba - UFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Foucaultianos e Educação (Disciplina, violência e Educação; Práticas discursivas e modos de subjetivação; Sexualidade e Educação; Biopolítica), atuando também nos seguintes temas: Política Cultural e Educação; História Cultural e Educação; Filosofia da Diferença e Educação; Estudos do Corpo e Educação; Escrituras de Vida e Formação; Currículo e Formação de Professores (teorias e práticas).

Maria do Socorro da Costa Coelho, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com estágio doutoral na Universidade do Minho- Portugal em Sociologia das Organizações Escolares (2006-2007). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (São Paulo/1998). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1991). Professora Associada III da Universidade Federal do Pará, vinculada ao Instituto de Ciências da Educação (UFPA/Belém). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Diálogo em Educação (GEPDED/UFPA). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (GEDIFE/UNILAB/CE). Colaboradora do Projeto de Extensão: Laboratório Virtual de Formação de Professores (LABORVIR/UNILAB/CE). Atua nos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas da Universidade Federal do Pará. Desenvolve pesquisas relacionadas a Educação de alunos privados de liberdade e a Educação Superior no Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, Gestão de sistema e Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Alunos Privados de Liberdade, Educação e Políticas Públicas,Educação Popular, Educação do campo e interiorização do Ensino Superior e Avaliação de egressos nos cursos universitários.

Roque do Nascimento Albuquerque, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Pós-doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Hamline, Estados Unidos (2018). Doctor of Philosophy - Língua Grega no Central Baptist of Minneapolis, Minnesota (2013) - convalidado em Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Licenciatura Plena em Filosofia (Curso especial de formação pedagógica (2011). Bacharel em Teologia pela Faculdade Kurios (2008), graduação em Teologia - Seminário Batista do Cariri (1996), mestrado em Teologia - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2001). Pós-graduado em história e sociologia pela URCA (2006). Pós-graduado em Teologia Latino Americana pela FAK (2007). Cursando Letras-Língua Inglesa. Pesquisador e tradutor da comédia grega de Aristófanes. Atualmente é professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Coordenador geral do Núcleo de Línguas e Idiomas Sem Fronteiras da UNILAB. Autor da maior editora acadêmica da Europa e Estados Unidos Peter Lang.

Rosilda do Socorro Ferreira Vaz, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2012), especialista em Psicopedagogia pelas Faculdade Integradas Ipiranga. Docente pela rede municipal de Abaetetuba Há 17 anos, sendo que a 4 anos trabalhou na zona rural (ilhas) de Abaetetuba e os demais na zona urbana, participa do grupo de pesquisa GEPEME, com a linha de pesquisa memoria ,formação docente e tecnologia, UFPA-ABAETETUBA, ex-supervisora do projeto PIBID -diversidade UFPA, Mestre em Educação Cultura e Linguagem ( UFPA) Cametá. Coordenadora da faculdade de pedagogia em EAD, Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará-FAETE, Abaetetuba.

Referências

ARROYO, Migue. Gonzalez . Políticas de Formação de Educadores (as) do Campo. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

ARROYO, Miguel (Org). Da escola carente à escola possível. São Paulo: Edições Loyola BRASIL. Lei de Diretrizes e Base, 9394/96, Brasília (DF), 1996.

CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em e movimento In: BENJAMIM, Cezar e CALDART, Roseli Salete. Projeto Popular e Escolas do Campo. 2ª edição. Brasília: DF: Articulação Nacional por uma educação no Campo, 2001. (Coleção Por um a Educação Básica no Campo nº 3).

DAMASCENO, Maria Nobre. A construção do saber pelo camponês na sua prática produtivo e política In: THERRIEN, Jacques e DAMASCENO, Maria Nobre (Coords.). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993. p 53 a 73.

DAUSTER, Tânia. Construindo Pontes : a prática etnográfica e o campo da educação In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos Olhares sobre a Educação e Cultura. Belo horizonte: UFMG, 1996. p. 65 a 72.

DAVIS, Claudia e GATTI, Bernadete. Questões sobre o desempenho de alunos de escolas rurais no nordeste e o seu contexto sociocultural In: THERRIEN, Jacques e DAMASCENO, Maria Nobre (Coords.). Educação e escola no campo. Campinas: Papirus, 1993. p. 137 a 173

DIEGUES, Antonio Carlos (2000): O mito moderno da natureza intocada.__________. (Org.) Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. Hucitec, São Paulo, 2000. p. 48-58.

FERNANDES, Bernardo Monçado; MOLINA Castogna. O campo da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castogna & AZEVEDO DE JESUS, Sônia Meire Santos. (org.). Por uma Educação do Campo Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Caderno n° 5. Brasília: DF: Articulação Nacional por uma Educação do campo, 2004.

GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

HAGE, Salomão. Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi)seriado de ensino. Brasília, 2011.

LEAL, Telma Ferraz e PINTO, Ana Lúcia Guedes. Ponto de Partida: Currículo no Ciclo de alfabetização do Campo. Brasília Ministério da educação, 2013.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples: Cotidiano e história na modernidade anômala.São Paulo: Editora Hucitec, 1999.

MOREIRA, Antonio Flávio e SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs). Currículo, cultura e sociedade . 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1995.

OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de. A escola Rural da Vila da Paz: um ensaio etnográfico. Belém: UFPA- Centro Agropecuário/ Embrapa Amazônia Oriental, 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará. Curso de Pós-graduação em Agriculturas familiares e desenvolvimento sustentável.

PETTY, Miguel et al. Uma alternativa de educação rural In: WERTEIN, Jorge e BORDENAVE, Juan Diaz (orgs). Educação rural no terceiro mundo: Experiências e novas alternativas. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1981. p. 31 a 63

SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Armed, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidades: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

TEIXEIRA, Inês de Castro. Os professores como sujeitos sócio Culturais In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos Olhares sobre a Educação e Cultura. Belo horizonte: UFMG, 1996. p. 179 a 194.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

Duarte de Oliveira, M. R., Alves Ramos, G. de L. ., Garcia Gonçalves, J. F. ., da Costa Coelho, M. do S., do Nascimento Albuquerque, R. ., & Ferreira Vaz, R. do S. . (2022). A pedagogia da alternância nos cursos de licenciatura em educação do campo: novos caminhos e desafios. Conjecturas, 22(2), 1569–1582. https://doi.org/10.53660/CONJ-889-H03

Edição

Seção

Outros artigos e publicações