Legislação e preservação de recursos hídricos em propriedades privadas no estado do Maranhão

Autores

  • Cayna Vieira Mendes
  • Valter Rui Silva Ferreira Filho
  • Thato Ronan Nogueira Pereira Meireles
  • Natan Sousa Santana Guajajara
  • Andréa de Vasconcelos Freitas Pinto
  • Denise Maria Santos
  • Álvaro Martins de Carvalho Filho
  • Maria José de Holanda Leite UFAL

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-886-H09

Palavras-chave:

Água, Gestão, Meio ambiente

Resumo

A experiência e o espelho que reflete a realidade sobre os recursos hídricos nas zonas rurais em relação a seus fins diversos tanto em áreas privadas quanto em não privadas se intensificaram bastante ao decorrer dos anos no Maranhão. De acordo com os fatos/evidências atuais e os estudos que se desenvolveram ao longo dos tempos se conseguiu informações promissoras em relação ao seu desgaste e maú-uso em relação aos recursos hídricos em determinadas localidades. Através disso se sucedeu leis que tinham como finalidade reformular e educar como de fato deve-se utilizar a água. Contudo surgiu-se o código de Águas como a primeira lei para a gestão de recursos hídricos no Brasil e foi colocada em prática por mais de 60 anos. A lei assentou o uso gratuito para as necessidades essenciais do cotidiano (Águas Brasil,2013). Em 1997, o Governo federal aprovou a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) (Lei Federal n°9433), incorporando princípios e instrumentos modernos de gestão de recursos hídricos ao sistema de gestão nacional. O propósito desta pesquisa foi averiguar a qualidade dos recursos hídricos no Estado do Maranhão e sua utilização, buscando comparar dados do estado do Maranhão, garantir a preservação dos recursos hídricos, orientar produtores a utilização correta de tais recursos, obter dados de preservação e utilização de recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAUBET, C. G. A água, A Lei, A Política e o Meio Ambiente. Curitiba: Juruá, 2006.

IGARI, A.T.; PIVELLO, V.R. Crédito Rural e Código Florestal: irmãos como Caim e Abel? Ambiente e sociedade. V.14, n.1, p.133-150, 2011.

PAZ, V. P. S.; TEODORO, R. E. F.; MENDONÇA, F. C. RECURSOS HÍDRICOS, AGRICULTURA IRRIGADA E MEIO AMBIENTE. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.4, n.3, p.465473, 2000.

SCANTIMBURGO, A. L. Os limites impostos pelo capitalismo no gerenciamento e preservação dos recursos hídricos no Brasil. AURORA ano V número 7 - janeiro de 2011.

Downloads

Publicado

2022-04-14

Como Citar

Mendes, C. V. ., Ferreira Filho, V. R. S. ., Meireles, T. R. N. P. ., Guajajara, N. S. S. ., Pinto, A. de V. F. ., Santos, D. M. ., Carvalho Filho, Álvaro M. de ., & Leite, M. J. de H. (2022). Legislação e preservação de recursos hídricos em propriedades privadas no estado do Maranhão . Conjecturas, 22(2), 1754–1760. https://doi.org/10.53660/CONJ-886-H09

Edição

Seção

Outros artigos e publicações