SGDU: Sistema de Gerenciamento de Despesas Universitárias para transparência de gastos em instituições públicas

Autores

  • Taísso Reni de Souza Melo Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Carlos Victor Saraiva Lacerda
  • Renan Santana do Nascimento
  • Reudismam Rolim de Sousa UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-885-H18

Palavras-chave:

Despesas, Transparência, Survey

Resumo

A sociedade em geral usa sistemas de informação, sendo a transparência dos gastos de instituições públicas uma das áreas de aplicação. Uma das fontes dessa informação é o Portal da Transparência, mas pelo volume de dados, pode se tornar complexo para o usuário buscar informações específicas de gastos, pois pode ser necessário o cruzamento de informações. Neste sentido, esses gastos podem ser disponibilizados em outros meios de comunicação, a exemplo dos portais das instituições de ensino. No entanto, os usuários podem também ter dificuldade de acessar os dados sobre demonstrativos de despesas ou mesmo compará-los ao longo dos anos, dependendo da forma que são disponibilizados. Para minimizar esse problema, foi realizado um Survey para identificar as principais dificuldades dos usuários ao acesso às despesas dos gastos públicos. Para minimizar as dificuldades elencadas, neste trabalho é proposta uma plataforma, denominada SGDU: Sistema de Gerenciamento de Despesas Universitárias. Como resultado, o trabalho aponta as principais problemáticas, considerando os dados de um campus de uma instituição pública de ensino superior e são propostos protótipos de telas do sistema SGDU. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRUZ, C. F.; FERREIRA, A. C. S.; SILVA, L. M.; MACEDO, M. Á. S. Transparência da gestão pública municipal: um estudo a partir dos portais eletrônicos dos maiores municípios brasileiros. Revista de Administração Pública. v. 46, n. 1, p. 153-76, 2012.

FOWLER JR, Floyd J. Pesquisa de Levantamento. Penso Editora, 2011.

GAMA, J. R.; RODRIGUES, G. M.. Transparência e acesso à informação: um estudo da demanda por informações contábeis nas universidades federais brasileiras. TransInformação, v. 28, n. 1, p. 47-58, 2016.

MINEIRO, M. Pesquisa de Survey e Amostragem: Aportes Teóricos Elementares. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED. v. 1, n. 2, p. 284-306, 2020.

PLANALTO. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 6 mar. 2022.

ZORZAL, L. Transparência das informações das universidades federais: estudo dos relatórios de gestão à luz dos princípios de boa governança na Administração Pública Federal. 2015. 197 f.. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

Downloads

Publicado

2022-04-12

Como Citar

de Souza Melo, T. R. ., Saraiva Lacerda, C. V. ., Santana do Nascimento, R. ., & Rolim de Sousa, R. (2022). SGDU: Sistema de Gerenciamento de Despesas Universitárias para transparência de gastos em instituições públicas. Conjecturas, 22(2), 1636–1662. https://doi.org/10.53660/CONJ-885-H18

Edição

Seção

Outros artigos e publicações