Um convite a uma sessão cinematográfica sobre as relações de poder na cozinha: o potencial da análise fílmica para o ensino da gastronomia

Autores

  • Tereza Cristina Vieira Braga Universidade Federal da Bahia
  • Anderson Luis da Paixão Café Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
  • Gillian Leandro de Queiroga Lima Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2225-2W28

Palavras-chave:

Filosofia francesa, Michel Foucault, Poder, Obra cinematográfica, Gastronomia

Resumo

O campo da gastronomia, de acordo com as agências de fomento à pesquisa no Brasil, está classificado na grande área das ciências da saúde. Entretanto, apesar dessa classificação oficial, pode-se dizer que a gastronomia é atravessada por uma série de questões teóricas e metodológicas, de natureza interdisciplinar, que a expande para além de suas fronteiras disciplinares. Nesse sentido, este artigo objetivou discutir a filosofia francesa de Michel Foucault, sobretudo a partir da fase genealógica do pensador, quando foram abordadas as principais características do poder disciplinar e do biopoder. Além dessa abordagem inicial, apresentou-se a análise fílmica da obra cinematográfica denominada “Gosto se discute” nos quais foram destacados trechos que evidenciaram a plena operacionalização das tecnologias de adestramento dos corpos no interior de uma cozinha de um tradicional restaurante paulista. Espera-se que o presente trabalho colabore para potencializar, cada vez mais, o uso de obras cinematográficas enquanto recurso didático e pedagogico no campo educacional.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Braga, T. C. V., Café, A. L. da P., & Lima, G. L. de Q. (2022). Um convite a uma sessão cinematográfica sobre as relações de poder na cozinha: o potencial da análise fílmica para o ensino da gastronomia. Conjecturas, 22(17), 439–457. https://doi.org/10.53660/CONJ-2225-2W28