Ordenamento de desempenho em empresa de energia elétrica com suporte da Técnica de Ordenação de Similaridade por Solução Ideal

Autores

  • Allan do Couto Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Gilson Brito Alves Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2208-2Z21

Palavras-chave:

Planejamento Energético, Apoio à Decisão, TOPSIS, , Distribuição de Energia, Demanda Energética

Resumo

O presente estudo se propôs a investigar quais são os principais problemas enfrentados pelas distribuidoras de energia elétrica para a expansão de seus sistemas elétricos. O estudo teve por objetivo apresentar uma proposta de ferramenta para priorização e ordenamento das sucursais operativas de distribuidoras de energia elétrica, buscando identificar a forma mais eficiente para a alocação dos investimentos necessários aos processos de expansão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, bibliográfica e exploratória. O período de coleta dos dados compreendeu os meses de janeiro a dezembro de 2018 e foram analisados, mês a mês, os resultados dos 9 (nove) indicadores de desempenho selecionados segundo os critérios de afinidade para cada uma das 8 Regionais Operativas, totalizando 864 (oitocentos e sessenta e quatro) resultados utilizados no estudo. Os resultados evidenciados sobre a aplicação da ferramenta permitiram estabelecer um ranking das Regionais Operativas com maior potencial para a alocação dos investimentos necessários à solução do maior número de criticidades do sistema elétrico da distribuidora, permitindo alcançar os objetivos empresariais em linha com as demandas definidas pelo órgão regulador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan do Couto Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é Engenheiro de Produção e Pós-Graduado em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: logística de materiais e serviços, produtividade e qualidade.

Gilson Brito Alves Lima, Universidade Federal Fluminense

Engenheiro Civil. Possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (1995), Extensão em Gestão Ambiental Empresarial (1995) e em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia (1996), Mestrado em Engenharia Civil (UFF, 1992) e Doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, 2000). 
Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense, com atuação na formação de profissionais acadêmicos e de pesquisa, através da orientação de diversos trabalhos de doutorado, mestrado, especialização, graduação e supervisão de pós-doutorado.
Atuou na Coordenação de diversos Cursos de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, dentre os quais: Extensão em Gerenciamento Ambiental Empresarial, Especialização em Engenharia de Segurança; Especialização em Gestão de Manutenção; Especialização em Gerencia de Riscos, Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis. 
Possui diversas publicações nacionais e internacionais em eventos e em periódicos científicos de alto impacto, dentre os quais: Computers and Industrial Engineering, Human and Ecological Risk Assessment , IEEE America Latina Transactions, IEEE Transactions on Engineering Management, Journal of Cleaner Production, Journal of Environmental Management, Pesquisa Operacional, Petroleum Science, Petroleum Science and Technology, Process Safety Progress, Produção, Reliability Engineering & Systems Safety, Soft Computing, SPE Drilling and Completion, SPE Production and Operations, Sustainability.
Participa das principais sociedades científicas nacionais de sua área de atuação, dentre as quais: Sociedade Brasileira e Pesquisa Operacional (SOBRAPO), Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN), Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (SOBES), Associação Brasileira de Análise de Risco, Segurança de Processos e Confiabilidade (ABRISCO).
Atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de projetos de pesquisa, formação e desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes temas da Gestão Tecnológica Industrial e de Serviços: Análise de Risco, Segurança de Processos, Meio Ambiente, Manutenção e Confiabilidade Industrial.

Referências

Ali, S., Green, P. e Robb, A. (2015). Information technology investment governance: What is it and does it matter? International Journal of Accounting Information Systems, v.18, p.1–25.

Almeida, A. T. e Duarte, M. D. O. (2011). A multi-criteria decision model for selecting project portfolio with consideration being given to a new concept for synergies. Pesquisa Operacional, v.31, n.2, p.301–318.

Almeida, D.R. e Negrão A.C.M (2005). Expansão Sustentada do Setor Elétrico Brasileiro: Desafio para a Regulação e Espaço para a Empresa Estatal. PRÊMIO DEST/MP DE MONOGRAFIAS – ESTATAIS, Rio de Janeiro, RJ.

Castro Silva, W. A. (2007). Investimento, Regulação e Mercado: Uma Análise do Risco no Setor Elétrico. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Lavras, MG.

Cossi, A. M. (2008). Planejamento de Redes de Distribuição de Energia Elétrica de Média e Baixa Tensão. Tese (Doutorado em Energia Elétrica) – Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Ilha Solteira, SP.

Cunha, F. (2016). Independência e o Modelo de Preferências Bewley Variacional. (Dissertação Mestrado), Instituto de Matemática e Estatística – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.

Lehnhart, (2015). Planejamento da Expansão do Sistema de Distribuição Através da Simulação de Alternativas e Análise Multicritério. Tese (Mestrado em Energia Elétrica) – Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Lima, L., Silva A., Jardim, J. e Jr. Z. (2018). Avaliação da Criticidade Dinâmica de Subestações em Redes Elétricas Considerando Esquemas de Proteção de Sistemas. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Automática, João Pessoa, PB.

Serrano, R.O.L. (1999). O Setor Elétrico e Sua Inserção num Cenário Globalizado. Monografia de Pós-Graduação – MBA Energia Elétrica, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.

Vieira, M. S. (2016). Avaliação de Desempenho em Instituições de Ensino Técnico com Apoio da Técnica de Similaridade Com Solução Ideal. Tese (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão). Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.

Zhang et al., (2005). Introduction to special section on “Toward Reducing Cloud-Climate Uncertainties in Atmospheric General Circulation Models”. Journal of Geophysical Research, Vol. 110, DOI:10.1029/2005JD005923, 2005.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

do Couto Rodrigues, A., & Lima, G. B. A. (2022). Ordenamento de desempenho em empresa de energia elétrica com suporte da Técnica de Ordenação de Similaridade por Solução Ideal. Conjecturas, 22(17), 235–260. https://doi.org/10.53660/CONJ-2208-2Z21