Riscos físicos: a engenharia de segurança e seus conjuntos de práticas

Autores

  • Edinilson Santos Vieira Educaler University - USA
  • Débora Araújo Leal Educaler University USA

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2203-2Z81

Palavras-chave:

Riscos físicos; Engenharia de Segurança; Ferramentas Matemáticas e Estatísticas.

Resumo

A engenharia de segurança surge com o papel de trazer a proteção para o empregado, os meios utilizados para proporcionar a segurança no ambiente do trabalho são promovidos por ferramentas matemáticas e estatísticas que possui os meios adequados para evitar acidentes causados por riscos físicos. A metodologia utilizada para a elaboração do presente artigo foi a pesquisa bibliográfica, que por meio de teorias e posicionamentos dos autores foi possível avaliar os meios adequados para prevenir os acidentes causados no local de trabalho. O objetivo principal do artigo foi avaliar como a engenharia de segurança produz conjuntos de práticas e técnicas capazes de evitar acidentes. Com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA e dos técnicos em segurança do trabalho, surge um controle maior dos acidentes causados, uma avaliação periodicamente dos equipamentos de proteção individual e coletiva e para o empregado a consciência que os locais de trabalho dos seus funcionários estão adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério do Trabalho. Classificação Brasileira de Ocupações, 2017.

BRISTOT, Vilson Menegon. Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho, 2019.

MOREIRA, Artur Carlos da Silva et al. Características da atuação profissional do engenheiro de segurança do trabalho: uma pesquisa quantitativa com os engenheiros catarinenses, 2003.

INOUE, Karina Sami Yamamoto; VILELA, Rodolfo Andrade de Gouveia. O poder de agir dos Técnicos de Segurança do Trabalho: conflitos e limitações. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 39, p. 136-149, 2014.

MACHADO, Ane Graziela Stahlhöfer. Meio ambiente de trabalho na construção civil: uma análise dos princípios do direito ambiental. 2015.

NASCIMENTO, Guilherme Damaceno. A importância da segurança no trabalho. 2021.

National Research Council, Science and judgment in risk assessment. Washington: Taylor & Francis. 1996.

BRITO, Paulo Sérgio dos Santos. Percepção de risco no trabalho dos eletricistas de uma empresa terceirizada de distribuição de energia: uma análise de caso. 2010. TCC Trabalho de Conclusão de Curso de Pós-Graduação. Universidade federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/308961029_PERCEPCAO_DE_RISCO_NO_TRABALHO_DOS_ELETRICISTAS_DE_UMA_EMPRESA_TERCEIRIZADA_DE_DISTRIBUICAO_DE_ENERGIA_UMA_ANALISE_DE_CASO. Acesso em: 16 agosto, 2022.

SULZBACHER, Ethiele; FONTANA, Rosane Teresinha. Concepções da equipe de Enfermagem sobre a exposição a riscos físicos e químicos no ambiente hospitalar. Revista brasileira de enfermagem, v. 66, p. 25-30, 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Vieira, E. S., & Leal, D. A. (2022). Riscos físicos: a engenharia de segurança e seus conjuntos de práticas. Conjecturas, 22(17), 566–573. https://doi.org/10.53660/CONJ-2203-2Z81