Uso da gamificação na prevenção e promoção da saúde bucal de crianças: revisão de escopo

Autores

  • Luciana Bonfim Jacó de Oliveira Universidade estadual do Ceará
  • Maria Salete Bessa Jorge Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2149-2Z14

Palavras-chave:

Saúde da criança, Jogos e brinquedos, Odontologia

Resumo

Introdução: diversos programas educativos na área odontológica são implementados para a prevenção e promoção da saúde bucal. Os jogos digitais surgem como práticas atrativas e inovadoras, nas quais as crianças têm a oportunidade de aprenderem de modo mais ativo, dinâmico e motivador. Método: revisão de escopo com coleta de dados em agosto de 2022 por meio das bases de dados PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde e Google acadêmico; para buscas na literatura cinza utilizou-se sites do Ministério da Saúde do Brasil, Organização Mundial de Saúde e o Banco de teses e dissertações. O software Iramuteq foi manipulado para análise de similitude da amostra incluída. Resultados: 18 artigos foram incluídos dos quais 13 estão em português (72%). Observou-se uma grande variação na faixa etária das crianças que utilizaram jogos digitais gamificados. A educação em saúde bucal foi o principal objetivo desses jogos, sendo seus recursos mais utilizados a fantasia, personagens e narrativas. Conclusão: a gamificação lança mão de métodos alternativos de ensino com produção de engajamento e melhorias na qualidade de vida das crianças, como ferramenta para a promoção da saúde, sobretudo, para o público infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Bonfim Jacó de Oliveira, Universidade estadual do Ceará

Dentista, mestranda em gestão em saúde

Maria Salete Bessa Jorge, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em enfermagem

Referências

ALJAFARI, Ahmad; GALLAGHER, Jennifer Elizabeth; HOSEY, Marie Therese. Can oral health education be delivered to high‐caries‐risk children and their parents using a computer game?–A randomised controlled trial. International journal of paediatric dentistry, v. 27, n. 6, p. 476-485, 2017.

ALJAFARI, A. et a.l A Video-Game-Based Oral Health Intervention in Primary Schools—A Randomised Controlled Trial. Dent. J. vol. 10, p. 90, 2022. https://doi.org/10.3390/dj10050090

ARAÚJO, W. C. O. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. Convergências em Ciência da Informação, vol. 3, n. 2, p. 100-134, 2020.

ARAÚJO, R. C. Doctor dentinho: um aplicativo móvel informativo e interativo de odontopediatria para pais e crianças [Monografia – Graduação em Odontologia]. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Universidade Federal do Ceará, 2022.

BARROS, Letícia Ribeiro Coqueiro et al. Impacto de Ações Educacionais Sobre o Índice de Higiene Bucal de Escolares de um Município do Sul do Brasil. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, v. 24, n. 3, p. 211-218, 2020.

BASHIRU, B. O. & ANTHONY, I. N. (2014). Oral self-care among university students in Port Harcourt, Rivers State. Niger Med J. 55(6):486-9.

DOTTA, Edivani Aparecida Vicente; CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini; GARCIA, Patrícia Petromilli Nordi Sasso. Elaboração de um jogo digital educacional sobre saúde bucal direcionado para a população infantil. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 12, n. 2, p. 209-215, 2012.

FIJAČKO, N. & GOSAK, L. (2020). The Effects of Gamification and Oral Self-Care on Oral Hygiene in Children: Systematic Search in App Stores and Evaluation of Apps. JMIR health e health, vol. 8, n. 7, p. e16365. https://doi.org/10.2196/16365.

GARONE, Priscilla; NESTERIUK, Sérgio. Gamification and learning: A comparative study of design frameworks. In: International Conference on Human-Computer Interaction. Springer, Cham, 2019. p. 473-487.

GRIFFITHS, Mark; KUSS, Daria J.; DE GORTARI, Angelica B. Ortiz. Videogames as therapy: A review of the medical and psychological literature. Handbook of Research on ICTs and Management Systems for Improving Efficiency in Healthcare and Social Care, p. 43-68, 2013.

HESCOT, P. The new definition of oral health and relationship between oral health and quality of life. Chin J Dent Res, vol. 20, n. 4, p. 189-192, 2017. https://doi.org/10.3290/j.cjdr.a39217

JUNIOR, Gilson Cruz. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Movimento, p. 941-963, 2014.

KWAN, S. Y. L.; PETERSEN, P. E., PINE, C. M. & BORUTTA, A. Health-promoting schools: an opportunity for oral health promotion. Bulletin of the World Health Organization, vol. 83, n. 9, p. 677-685, 2005.

MIRANDA, Frederico Severo; STADZISZ, Paulo Cézar. Jogo Digital: definição do termo. Simpósio de Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, XVI., Curitiba. Anais eletrônicos. Curitiba: PR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, p. 296-299, 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. SB Brasil 2010- Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Resultados Principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

FIGUEIREDO, M. C. Garcia, M., Barone, D. A. C., Oliveira, R., & Lurmmerz, G. Gamificação em saúde bucal: experiência com escolares de zona rural. Revista da ABENO, v. 15, n. 3, p. 98-108, 2015.

MENDONÇA, T. S. Desenvolvimento de um serious game de educação em saúde bucal com participação de especialistas e usuários. 2022.

MORAIS, E. R.; VERGARA, C. M. A. C., VASCONCELOS FILHO, J. E. D., SAMPAIO, H. A. D. C., & XIMENES, V. R. l. Concepção de um jogo sério baseado no Design Participativo para educação em higiene bucal de crianças. Resdite.v5.n1.2020.re3 .

OLIVEIRA, A. F; RODRIGUES, M. A. F.; RIBEIRO, I. M. P. Um Jogo Educacional para Estímulo de Mudança de Hábito Oral Deletério. In: Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC, 2021. p. 619-627.

PESSONI, A.; TRISTÃO, J..C. Utilização de games na promoção da saúde e na prevenção de doenças. LÍBERO, n. 40, p. 103-114, 2018.

PANIC, Katarina; CAUBERGHE, Veroline; DE PELSMACKER, Patrick. Promoting dental hygiene to children: Comparing traditional and interactive media following threat appeals. Journal of health communication, v. 19, n. 5, p. 561-576, 2014.

PELETTI, Rafael B. Micro dentista: Um jogo digital aplicado a saúde bucal. XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, Teresina. Brasil, p. 304-312, 2015.

VILAÇA, J. L.,MOREIRA, A., RODRIGUES, P., RODRIGUES, N., & QUEIRÓS, S.. Tooth Adventure-A new approach to oral health best practices awareness. Publicado em SBGames, 2013.

RODRIGUES, M. H. Criação, desenvolvimento e aplicação de serious game educativo para prevenção em saúde bucal infantil-'Caí, perdi um dente... E aí?. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

RODRIGUES, M. A. F. et al. Um serious game em saúde bucal contra o tártaro. SBC Proceedings of SBGames, p. 699-702, 2015. SOUZA MENESES, P. V. et al. Elaboração e validação de um jogo didático sobre saúde bucal. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e13111124381-e13111124381, 2022.

SANTOS, N. A. T. Projeto de intervenção: educação em saúde bucal para escolares da rede municipal na cidade de verdejante-PE. 2017. https://documentcloud.adobe.com/link/ review?uri=urn:aaid:scds:US:921708de-24a7-49fa-be27-46f85d62c13d

SOUZA, T. V. et al. Serious games: jogos sérios como ferramenta para a educação em saúde bucal. 2022.

SOUZA MENESES, P. V. et al. Elaboração e validação de um jogo didático sobre saúde bucal. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e13111124381-e13111124381, 2022.

SOUZA, E.J. M. et al. Gamificação e educação em saúde. 2021.

SOUZA, Marli Aparecida Rocha de et al. O uso do software IRAMUTEQ na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, 2018.

SIGAUD, Cecília Helena de Siqueira et al. Promoting oral care in the preschool child: effects of a playful learning intervention. Revista brasileira de enfermagem, v. 70, p. 519-525, 2017.

VASCONCELOS FILHO, J E. et al. Um jogo sério de apoio ao tratamento odontológico de crianças especiais. SBC–Proceedings of SBGames. Retirado de http://www. sbgames. org/sbgames2014/files/papers/culture/short/Cult_Short_Um% 20jo go% 20serio. pdf, 2014.

VASCONCELLOS, M. S.; CARVALHO, F. G., CAPELLA, M. A. M., DIAS, C. M., & Araujo, I. S. A Saúde na Literatura Acadêmica sobre Jogos: uma análise das publicações do SBGames. SBC–Proceedings of XV SBGames, SBC, Brasil, São Paulo, 2016.

VELOSO, A. I.; COSTA, L. V. Os jogos digitais e aprendizagem nos idosos: desafios e recomendações. Jogos digitais e aprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas, SP: Papirus, p. 283-302, 2016.

VENÂNCIO, J. S. Projeto futuro sem cárie: promoção de saúde bucal por meio de ações educativas pela equipe multiprofissional (p. 2). 2018. http://docs.bvsalud.org/biblioref/sms-sp/2018/sms-13010/sms-13010-9893.docx.

TRICCO, A. C., et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of internal medicine. Vol. 169, n. 7, p. 467-473, 2018.

US GENERAL ACCOUNTING OFFICES. Oral health: dental disease is a chronic problem among low-income populations. Report to Congressional Requesters, 2000.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Everybody's business: strengthening health systems to improve health outcomes. WHO's framework for action. Geneva: World Health Organization. 2007.

ZEEBERG, C. & PEREZ PUELLO. Effectiveness of a preventive oral health program in preschool children. Brazilian journal of oral Science, vol. 17, p. e18063- e18063, 2018. https://doi.org/10.20396/bjos.v17i0.8652647

ZOLFAGHARI, M., .SHIRMOHAMMADIi, M., SHAHHOSSEINI, H., MOKHTARAN, M., & MOHEBIi, S. Z et al. Development and evaluation of a gamified smart phone mobile health application for oral health promotion in early childhood: a randomized controlled trial. BMC oral health, v. 21, n. 1, p. 1-9, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Oliveira, L. B. J. de ., & Jorge, M. S. B. . (2022). Uso da gamificação na prevenção e promoção da saúde bucal de crianças: revisão de escopo. Conjecturas, 22(17), 164–184. https://doi.org/10.53660/CONJ-2149-2Z14