Reflexões sobre a formação docente: da teoria à prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2139-2X08

Palavras-chave:

Formação docente, Relação teoria e prática, Prática educativa

Resumo

O presente trabalho de cunho bibliográfico, busca traçar reflexões sobre a formação docente, e especificamente, refletir sobre uma formação pautada na relação teoria e prática. Partimos do pressuposto de que a formação de professores se inicia nos cursos de licenciatura e se desenvolve de forma contínua ao longo de sua inserção profissional e prática educativa, por meio da relação entre as bases teóricas e as vivências práticas que envolvem a dinamicidade do contexto escolar. Isto posto, uma formação que forneça aos professores subsídios teórico-práticos para um melhor desenvolvimento do trabalho pedagógico e por conseguinte, uma formação que lhe possibilite sentir-se preparado para enfrentar os diversos condicionantes que envolvem a prática docente; eis assim, a articulação entre os aspectos elemento basilar para a construção dos saberes e práticas pedagógicas. Outrossim, é essencial que os cursos de formação de professores busquem superar a dissociação existente entre teoria e prática, além do que, é preciso que esta seja vista em caráter contínuo, uma vez que este processo corrobora de forma mais expressiva para a constituição dos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Brito Lima, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Especialista em Educação e Interculturalidade na Amazônia (UFPA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) .

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Pós-doutora em educação - Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará. 

Elizabeth Ramos Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Dhessica da Silva Lima, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFPA).

Jakson Brito Lima, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

Mestre em Gestão Pública, UFPI (2020). Graduação em Engenharia de Pesca (UFPA).

Clenilda Matos Lima, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ

Graduada em Licenciatura plena em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA.

Referências

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e o estágio supervisionado na formação de professores. - São Paulo: Avercamp, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação- PNE (2010-2024). Brasília: INEP, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – nº 9.394. Brasília, 1996.

DASSOLER, O. B; LIMA, D. M. S. A formação e a profissionalização docente: características, ousadia e saberes. In: IX Seminário ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais eletrônicos do IX ANPED SUL, Caxias do Sul: UCS, 2012.

FREIRE, Paulo. Educação como situação gnosiológica. In: Extensão ou comunicação. 15e. São Paulo: Paz e Terra, 2011. p. 51-65.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GATTI, BERNADETTE A. A formação de professores no Brasil: Características e Problemas. In: Educação & Sociedade, Campinas, v.5, n.11, p.107-126, 2010.

ISKANDAR, Jamil; LEAL, Maria Rute. Sobre o positivismo e Educação. Revista Diálogo educacional. Curitiba. V. 3. N. 7, p. 89-94, set./dez. 2002.

MANACORDA, Mario. Parte 1. A “pedagogia” marxiana. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo Cortez: Autores associados, 2007, p. 13 a 110.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre Educação e Ensino. Campinas: Navegando, 2011, p. 64 a 110.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A epistemologia na educação de Paulo Freire (mimeo). Belém: PPGED/UEPA, 2019.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. - 7 ed.-São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Lima, D. B. ., Oliveira, I. A. de, Costa, E. R., Lima, D. da S., Lima, J. B., & Lima, C. M. (2022). Reflexões sobre a formação docente: da teoria à prática. Conjecturas, 22(17), 704–715. https://doi.org/10.53660/CONJ-2139-2X08