Uma proposta de ensino e aprendizagem matemática com geogebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-2128-2X54

Palavras-chave:

Geogebra, Propostas de Ensino, Ensino de Geometria, Geometria Dinâmica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a potencialidade didática da aprendizagem no ensino de geometria. O processo metodológico que caracteriza essa pesquisa é o bibliográfico a fim de que possamos descrever propostas de ensino que apresentem a viabilidade   do software (o Geogebra) em aulas de matemática que versam sobre  objetos de aprendizagem para o ensino dos conceitos geométricos, e evidenciem as vantagens e as limitações do uso do Geogebra e os referenciais sobre o ensino da geometria dinâmica, suas contribuições e limites quanto ao entendimento do assunto proposto correlacionado a geometria. Buscamos apresentar uma proposta ensino de Geometria para aulas de Matemática no Ensino Médio, com a utilização do software pedagógico Geogebra como ferramenta dinâmica de apoio para as aulas de matemática, bem como realizar apontamentos quanto ao uso do software dinâmico a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como proposta para ação dinâmica de ensinar e aprender em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Luiz Pedrosa da Silva Junior, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/2022 - PPGED pela Universidade do Estado do Pará-UEPA, Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará-UEPA e Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Santo Amaro-UNISA. Especialista em Fundamentos da Matemática Elementar, Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior, Matemática Financeira e Estatística, Educação do Campo, Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem, Antropologia Brasileira e Educação a Distância 4.0. Professor, Magistério Matemática do Colégio Federal Tenente Rêgo Barros.

Edson Junior Ferreira de Azevedo , COLÉGIO MILITAR DE BELÉM

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Fábio José da Costa Alves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Possui Licenciatura em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará – UNESPa (1990), Licenciatura em Ciências de 1º Grau pela União das Escolas Superiores do Pará – UNESPa (1989), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1994), Mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1999), Doutorado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (2003) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, Docente do Mestrado em Educação/UEPA e Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática/UEPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Tecnologias e Vice líder do Grupo de Pesquisa em Cognição e Educação Matemática da UEPA. Está atuando no desenvolvimento de software educativo para o ensino de matemática. Têm experiência em Educação Matemática e matemática aplicada. Tem experiência na área do ensino a distância. Tem experiência em Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, nos temas: deconvolução, filtragem com Wiener, atenuação e supressão de múltiplas.

Gustavo Nogueira Dias, Colégio Tenente Rêgo Barros

Doutor em Educação pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina (2017); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Belém (2011); Especialista em Gestão escolar pelo Centro Universitário do Pará (2008); Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2001).Trabalhou em escolas particulares de 1991 até 2005. No presente é professor efetivo do ensino Básico Federal do Colégio Ten. Rêgo Barros, onde ingressou em 2005 e a partir de abril de 2017 exerce suas atividades como dedicação exclusiva até o presente momento.

Wagner Davy Lucas Barreto, Colégio Tenente Rêgo Barros

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009) , e em ciências pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Especialista em Didática da Matemática pela UFPA, Mestrado em Matemática em Rede Nacional Pela Universidade Federal do Pará (2020). Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (2012) . Atualmente é professor instrutor do Comando da Aeronáutica no Colégio Tenente Regô Barros CTRB e professor adjunto da Faculdade Pan Amazônica FAPAN . Tem experiência Em preparação para Olimpíadas de Matemática, tem experiência no ensino fundamental, médio e superior nas modalidades presencial e a distância.

Afonso Costa da Silva Filho, Colégio Tenente Rêgo Barros

Especializado em Metodologia de Ensino de Matemática e Física pelo Grupo Eduacional UNINTER (2018), Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2014). Área de interesse: Formação de professores, História da Matemática e Etnomatemática. Atuou como bolsista de iniciação à docência PIBID-IFPA /CAPES (2012 - 2014) desenvolvendo ações de intervenção didática em escolas públicas, do Estado do Pará, parceiras ao projeto. No momento, atua como professor da rede privada de ensino, em turmas dos Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Waljucy Furtado Cardoso, UNIVERSIDADE RURAL DA AMAZÔNIA

Contador, Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2012), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA (2004), Graduado em Ciências Contábeis com Ênfase em informática pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2003). Atualmente é professor de graduação na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. 3 ed. Brasília: MEC, vol 1,1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática: MEC, 1998.

BOYER, CARL B. In História da Matemática – Blucher, p. 4 – 5, 1996.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC. Apostila, 2002.

LOPES, M. M. Contribuições do software Geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria. Recife – RN, UFRN, 2011.

LORENZATO. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista – SBEM 4, p. 3-13, 1995.

PINHEIRO, T. C. S.; ALVES, F. J. C.; SILVA, M. P. S. C. Aprendizagem matemática no contexto educacional ribeirinho: a análise de registros de representação semiótica em atividade de modelagem matemática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 339-355.

SANTANA, J. R. Do novo PC ao velho PC: A prova no ensino de matemática a partir do uso de recursos computacionais. Fortaleza: UFCR, 2002.

SOUZA, M. J. A. Estudo de geometria no ambiente do software Cabri-Géomètre. Fortaleza – CE, UFC, 2001.

TOLEDO, M. E. R. O. A Proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Geometria no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré. Disponível em: maria.roman@facsumare.com.br. Acessado em 10/09/2022.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Silva Junior, W. L. P. da ., Azevedo , E. J. F. de ., Alves, F. J. da C. ., Dias, G. N. ., Barreto, W. D. L. ., Silva Filho, A. C. da ., & Cardoso, W. F. . (2022). Uma proposta de ensino e aprendizagem matemática com geogebra. Conjecturas, 22(17), 693–703. https://doi.org/10.53660/CONJ-2128-2X54