Reflexões sobre os modelos tradicional e construtivista no ensino de biologia para uma educação emancipatória

Autores

  • Wilza Mara de Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Catarina Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Adriano Eurípedes Medeiros Martins Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1633-2E18

Palavras-chave:

Modelo de Ensino Tradicional;, Modelo de Ensino Construtivista;, Ensino por Investigação.

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo analisar a aprendizagem dos alunos na utilização de metodologias tradicional e construtivista de ensino, refletir sobre as contribuições do ensino por investigação para a formação educacional que prima por uma educação emancipatória, identificar no cotidiano da professora-pesquisadora atividades com características do ensino tradicional e da abordagem investigativa e avaliar se as atividades investigativas aplicadas contemplavam características consideradas essenciais para este tipo de metodologia. De abordagem qualitativa e utilizando-se como método a pesquisa narrativa, os registros de observações e análises da pesquisa foram feitos em um diário de campo. Após análise dos resultados, a pesquisa encontrou contribuições do ensino por investigação para a formação educacional que prima por uma educação emancipatória, capaz de formar cidadãos críticos e transformadores da sua própria realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, M.J.C; SCARPA, D.L. Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): Uma Ferramenta de Análise de Propostas de Ensino Investigativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n.3, p. 1025-1059, set./dez. 2018.

CARVALHO, A. M. P. (org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

DUARTE, S. M. Os impactos do modelo tradicional de ensino na transposição didática e no fracasso escolar. 2018. 135 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Univerdade Fernando Pessoa, Porto, 2018.

FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 67. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

LIBÂNEO, J.C. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p.89-111, jun. 2007.

SOUZA, R. S. A educação emancipatória: uma breve reflexão em Marx e Bourdieu. Revista Científica Expressão, Unifeg, edição 24, jun, 2016.

ZÔMPERO, A. F.; LABURU, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. Belo Horizonte, v. 13, n. 3, pp. 67-80, Dez. 2011.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Oliveira, W. M. de, Teixeira, C., & Martins, A. E. M. . (2022). Reflexões sobre os modelos tradicional e construtivista no ensino de biologia para uma educação emancipatória. Conjecturas, 22(12), 858–872. https://doi.org/10.53660/CONJ-1633-2E18

Edição

Seção

Artigos