Você, eu, nós! A convivência com o outro nos livros de Literatura Infantil e Juvenil

Autores

  • Luiza Corrêa Cunha Universidade da Região de Joinville
  • Berenice Rocha Zabbot Garcia Universidade da Região de Joinville
  • Matheus Gabriel da Silva Boff Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1613-2E68

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Obras contemporâneas, Convivência com o outro

Resumo

Este artigo tem foco na maneira com que livros de literatura infantil discutem por meio de diferentes linguagens, as relações de convivência com o outro. Analisando quatro obras publicadas no Brasil nos últimos cinco anos, o presente estudo busca entender de que forma obras voltadas às crianças abrem possibilidades para outros olhares sobre o mundo contemporâneo no que se refere a quebra de preconceitos e visões cristalizadas de mundo. A análise se dá considerando a literatura como arte e fruição, (COELHO, 2000; BARTHES, 1999), a questão da formação de leitores críticos e o respeito às diferenças, (YUNES; PONDÉ, 1989; BUSATTO, 2012) dentre outras e outros autores citados no decorrer da escritura desse artigo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Corrêa Cunha, Universidade da Região de Joinville

Mestre em Educação na linha de pesquisa de Políticas Públicas e Práticas Educativas, da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2021). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2017). Atualmente é Coordenadora Pedagógica no Colégio UNIVILLE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente na Coordenação Pedagógica e como docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica no Contraturno Escolar Vila do Fritz, como professora de Atendimento Pedagógico Especializado e como contadora de histórias na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato do Colégio UNIVILLE. Participou do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Práticas Educativas para a Educação e Infância - GPEI, vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Atualmente participa do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e também do Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil - PROLIJ, da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Berenice Rocha Zabbot Garcia, Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1982), Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000) e Doutorado em Educação - Psicologia da Educação (2012). Foi docente da Educação Básica de 1978 a 2003. Em 1999, ingressou no Ensino Superior. É professora titular da Universidade da Região de Joinville e atua no Curso de Letras ministrando aulas de Introdução à Teoria Literária, Literatura Infantil Juvenil, História da Língua Portuguesa e Filologia Portuguesa. É professora do Mestrado em Educação atuando na linha de pesquisa de Práticas Educativas. É professora convidada do Doutorado em Saúde e Meio Ambiente, ministrando disciplina de Formação para a Docência. Tem experiência comprovada desde 2002 em atividades de Extensão Universitária, tendo exercido cargo de Assessora, Chefe de Extensão e Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille. Atualmente, presta assessoria pedagógica ao Centro de Inovação Pedagógica, CIP, da Universidade da Região de Joinville e é coordenadora do Projeto Institucional de Literatura Infantil Juvenil, PROLIJ.

Matheus Gabriel da Silva Boff, Universidade da Região de Joinville

Graduando em Letras - Português e Inglês pela Universidade da Região de Joinville- Univille. Professor contratado de Língua Portuguesa e Literatura da Rede Estadual de Joinville.

Referências

BARNETT, Mac. Triângulo. São Paulo: Salamandra, 2017.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira semiologia literária do Colégio de França, pronunciada em 7 de janeiro de 1977. [Tradução Leyla Perrone-Moisés]. São Paulo: Cultrix, 2007.

BROWNE, Anthony. Vozes no parque. 1. ed. [ Tradução Clarice Duque Estrada]. São Paulo: Pequena Zahar, 2014.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CADEMARTORI, Ligia. O que é Literatura Infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense. 2010.

CAGNETI, Sueli de Souza. Leituras em contraponto: novos jeitos de ler. São Paulo: Paulinas, 2013.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Editora Moderna, 2000.

CUTBILL, Andy. A vaca que botou um ovo. São Paulo: Salamanca, 2010.

DEBUS, Eliane Santana Dias. Do livro artesanal Casa de papel, de Glaucia de Souza, ao livro industrial Avoada, de Marilia Pirillo: casas para morar e brincar. Revista contrapontos, Itajaí, v. 19, n. 04, p. 390 - 403, 2018. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/12984/7846. Acesso em: 24 fev. 2020.

DEBUS, Eliane Santana Dias; GONÇALVES, Fernanda. Livros-vivos nas mãos de crianças brincantes: muitas histórias para contar. Horizontes, Itatiba, v. 36, n. 2, p. 125 - 132, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/viewFile/507/292. Acesso em: 24 fev. 2020.

FILHO, José Nicolau Gregorin. Literatura Infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos. 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados/ Cortes, 1989.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. 8. ed. [Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder]. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

MARTINS, Isabel Minhós. Meu vizinho é um cão. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

MÃE, Valter Hugo. A desumanização. São Paulo: Biblioteca Azul, 2017.

MÃE, Valter Hugo. O paraíso são os outros. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2018.

MOISÉS, Massaud. A criação literária: prosa II. São Paulo: Cultrix, 1994.

NDIAYE, Marie. A diaba e sua filha. [Tradução de Paulo Neves]. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PAULA, João Miguel Pulquério de. Estilos parentais, inteligência emocional

e o enfant terrible – relações, implicações e reflexões. Revista de Enfermagem Referência, [on-line], v. 3, n. 8, p. 155-162, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12707/RIII1203. Acesso em: 10 jan. 2022.

TECKENTRUP, Britta. Debaixo do mesmo céu. 1. ed. Barueri: Ciranda Cultural, 2018.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

YUNES, Eliana. PONDÉ, Glória. Leitura e leituras da Literatura Infantil. 2. ed. São Paulo: FTD, 1989.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Como Citar

Cunha, L. C., Garcia, B. R. Z., & Boff, M. G. da S. (2022). Você, eu, nós! A convivência com o outro nos livros de Literatura Infantil e Juvenil. Conjecturas, 22(12), 1074–1095. https://doi.org/10.53660/CONJ-1613-2E68

Edição

Seção

Artigos