Da perna de pau ao videogame: brincadeiras e brinquedos de diferentes gerações

Autores

  • Caroline Pranke Cioato
  • Fábio Mucio Stinghen
  • Raquel Nichele de Chaves
  • Gilmar Francisco Afonso Universidade Técnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1606-2E57

Palavras-chave:

Brincadeiras, Brinquedos, Gerações, Processo Civilizador

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as mudanças nas formas de lazer, mais especificamente, nas brincadeiras e brinquedos ao longo das três últimas gerações, avós, pais e filhos. Utilizamos a metodologia qualiquantitativa, com caráter descritivo e comparativo. Responderam ao questionário 29 sujeitos divididos em três categorias: 9 crianças, 11 pais e 9 avós; todos pertencentes a classe social alta e residentes em um bairro nobre da cidade de Curitiba/PR, Região Sul do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da Sociologia Configuracional de Norbert Elias. Ao final, constatamos que o avanço tecnológico transformou os brinquedos e as maneiras de brincar produzindo novas relações sociais na configuração analisada. É importante salientar que os computadores, celulares, tablets, videogames e brinquedos eletrônicos não devem ser considerados nocivos, mas sim modos de lazer característicos da sociedade contemporânea, marcada pelo presente estágio do processo civilizador. Cabe aos professores usá-los como ferramentas de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2022-09-20

Como Citar

Cioato, C. P., Stinghen, F. M., Chaves, R. N. de ., & Afonso, G. F. (2022). Da perna de pau ao videogame: brincadeiras e brinquedos de diferentes gerações. Conjecturas, 22(12), 903–928. https://doi.org/10.53660/CONJ-1606-2E57

Edição

Seção

Artigos