Inclusão da pessoa com necessidades educativas especiais na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Antônio Soares Júnior da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
  • Rosemari Lorenz Martins

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1592-2W74

Palavras-chave:

Inclusão Educacional; Pessoa com deficiência; Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Neste trabalho, refletimos sobre as diferentes concepções dadas à pessoa com deficiência, suscitando a discussão sobre as implicaturas das mudanças conceituais. Ele parte do lugar discursivo que reconhece a dignidade da pessoa humana e tenta contribuir para a superação das barreiras que impedem a participação da pessoa com deficiência nas diversas áreas da vida em sociedade. Partimos dos deslocamentos de sentido desde o uso da expressão “pessoa com deficiência”, perpassando a concepção adotada em Portugal, até o uso de “pessoa com necessidade específica” utilizada no Brasil. Desenvolvemos também uma discussão sobre as bases conceituais da educação profissional e tecnológica (EPT) na perspectiva da educação inclusiva no Brasil. Conforme analisado, percebe-se um deslocamento de sentido que se materializa nas concepções e nas políticas públicas adotadas pelo Estado para a inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais. As mudanças conceituais implicam efeitos de sentido, políticos e sociais, tendo em vista que resultam em atitudes que excluem, segregam ou incluem a pessoa com necessidade educacional especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alpendre, E. V., & Azevedo, H. J. Concepções sobre surdez e linguagem e a aprendizagem de leitura. . Curitiba: SEED, 2008.

Bairrão, J. Os alunos com necessidades educativas especiais: subsídios para o sistema de educação. CNME, 1998.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. SECADI, MEC, 2008.

BRASIL. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília, DF, 2015.

BRASIL. Releitura dos dados de pessoas com deficiência no censo demográfico 2010 à luz das recomendações do grupo de washington. Brasília, DF, 2018.

CARDOSO, M. R. Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino básico. Doctoral dissertation. Portugal. 2011.

ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. O ordenamento discursivo sobre a deficiência no Brasil: algumas considerações. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-15. 2020.

FERRAZ, A. P., MEDEIROS, B. D., costas, F. A. Inclusão/exclusão: onde estão os estudantes com dificuldades de aprendizagem frente às políticas de inclusão? Em A. C. PAVÃO, S. M. PAVÃO, Os casos excluídos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. UFSM, 2019.

FOUCAULT, M. Segurança, Território, População: curso no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M., & RAMOS, M. A gênese do decreto N. 5.154/2004 um debate no contexto controverso da democracia restrita. Revista Trabalho Necessário. 2005.

LANNA Jr, M. C. M. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 443p. 2010.

PORTUGAL. Decreto-lei 319/91, de 23 de Agosto. Estabelece o regime educativo especial aplicável aos alunos com necessidades educativas especiais. Portugal, 1991.

PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 54/2018. Portugal. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Portugal, 2018.

RODRIGUES, D., NOGUEIRA, J. Educacao especial inclusiva em Portugal: fatos e opções. Revista Brasileira de Educação Especial. Janaeiro - abril de 2011.

SASSAKI, R. K. Como chamar as pessoas que tem deficiência? Vida independente: História, movimento, liderança, conceito, filosofia e fundamentos. São Paulo: RNR, 2003.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, educação e saúde, pp. 131-152. 2003.

SILVA, L. M. A deficiência como expressão da diferença. Educação em revista, pp. 111-133. 2006.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Soares Júnior da Silva, A., & Martins , R. L. . (2022). Inclusão da pessoa com necessidades educativas especiais na Educação Profissional e Tecnológica. Conjecturas, 22(17), 961–970. https://doi.org/10.53660/CONJ-1592-2W74