Análise de dados sobre docentes e técnicos administrativos em educação dos institutos federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1499-2Z73

Palavras-chave:

Institutos Federais, Plataforma Nilo Peçanha, Docentes, Técnicos Administrativos em Educação

Resumo

Este artigo apresenta e analisa dados disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha, sobre o quadro de servidores dos Institutos Federais. As informações obtidas são agrupadas por regiões brasileiras sendo traçado um comparativo entre estas, analisando variáveis como qualificação, regime de trabalho, vínculo com a administração pública e quantitativo de servidores. Entre as variáveis analisadas as diferenças mais significativas encontradas foram em relação ao quantitativos de servidores por região e a qualificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Cristo, Instituto Federal Farroupilha

Possui graduação em Informática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões(2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria(2008), atualmente, cursando doutorado em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. É Professor do Ens. Bás. Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha.

Silvia Regina Canan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Silvia Regina Canan é licenciada em Pedagogia pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Alfabetização pela PUC/RS Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Teve experiência docente como professora da Rede Pública e da Rede privada e atua como docente na URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, situada na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado em Educação. Teve experiência de gestão através da Coordenação do Curso de Pedagogia, da Chefia do Departamento de Ciências Humanas, foi Diretora Acadêmica e atualmente é Diretora Geral do Câmpus da URI em Frederico Westphalen/RS. No mestrado em Educação atua na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, onde desenvolve pesquisas na área das Políticas de Formação de Professores, Políticas de Educação Superior e Políticas de Avaliação. Revisora de periódico da Revista Internacional de Educação Superior/Riesup UNICAMP, Revista Unisinos, Educação (Santa Maria. Online), Revista Educação Especial (UFSM). Membro de Conselho Editorial da Editora IGLU - São Paulo/SP, Editora CRV - Curitiba/PR, Conselho Nacional da Editora Mercado de Letras, Revista Internacional de Educação Superior/Riesup UNICAMP, Revista Série Pesquisa (URI), Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES e integra os Grupos de Pesquisa em Educação - GPE e Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas Sobre Educação Superior, da Universidade Estadual de Campinas, cadastrados no CNPq.

Referências

BRASIL. Decreto nº10.185, de 20 de dezembro de 2019. Extingue cargos efetivos vagos e que vierem a vagar dos quadros de pessoal da administração pública federal e veda a abertura de concurso público e o provimento de vagas adicionais para os cargos que especifica. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 2019. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.185-de-20-de-dezembro-de-2019-234755397>. Acesso em: 20 fev. 2022.

GATTI, B. (Org.) Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Unesp/SP, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Expansão da Rede Federal. Portal do Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e-acoes/expansao-da-rede-federal>. Acesso em: 30 jun. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portal de Dados Abertos do Ministério da Educação. PNP - Dados Abertos - MEC, 07 out. 2020. Disponível em: <http://dadosabertos.mec.gov.br/pnp>. Acesso em: 30 jun. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 14, p. 253-266, 2009.

VAILLANT, D.; GARCÍA, M. Ensinando a Ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

de Cristo, F., & Canan, S. R. (2022). Análise de dados sobre docentes e técnicos administrativos em educação dos institutos federais. Conjecturas, 22(17), 942–960. https://doi.org/10.53660/CONJ-1499-2Z73