Impactos da pandemia no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Ariadne Carla Fagotti Pagliarini Carla Fagotti Pagliarini Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE
  • Ananda Giacometi Giacometi Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE
  • Ketllin Zanella da Conceição Bonaparte Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE
  • Queli Ghilardi Cancian Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1497-2B15B

Palavras-chave:

Alfabetização, Impactos na aprendizagem, Lúdico, Papel da família, Psicomotricidade

Resumo

O processo de alfabetização que já não era uma tarefa fácil em condições normais, em tempos de pandemia tornou-se ainda mais desafiador, comprometendo não só o processo de alfabetização da criança na idade certa, bem como as inúmeras relações envolvidas no processo ensino/aprendizagem. A partir do exposto, o objetivo central deste estudo é compreender como esse processo de aquisição da leitura e escrita acontece, bem como a importância das relações sociais no espaço escolar para esse desenvolvimento, analisando quais impactos o ensino remoto, gerado pela pandemia da Covid-19, tem causado. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório descritivo, realizado por meio de revisão bibliográfica. Os resultados sugerem que os impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19 afetaram não só o processo ensino/aprendizagem da criança ocasionado atraso e/ou deficiência no processo de alfabetização e letramento, bem como na rotina familiar que passou assumir quase que exclusivamente a responsabilidade de ensinar sua criança, tarefa que antes era dividida ou delegada a escola. Considera-se ainda, a urgência de se pensar em políticas que defendam o planejamento de estratégias que visem a recuperação da aprendizagem, como formação continuada dos docentes, reforço escolar e ampliação da carga horária para as crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariadne Carla Fagotti Pagliarini Carla Fagotti Pagliarini , Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Possui graduação em Normal Superior pela Faculdade Sul Brasil (2006). Pós-graduada em Neuroeducação, Psicopedagogia e Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia. Atualmente é Orientadora Educacional da Empresa Carlu Brinquedos Educativos e ministra cursos e palestras na área da Aprendizagem Infantil, voltados para Pais e Professores.

Ananda Giacometi Giacometi, Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Professora da rede municipal, formada em Pedagogia pela União Dinâmica das Cataratas UDC, especialista em Neuroaprendizagem.

Ketllin Zanella da Conceição Bonaparte, Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Cascavel e da SEED/PR. Pedagoga pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2019). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola na área de concentração Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2016). Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pelo Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG (2014), graduada em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2013).

Queli Ghilardi Cancian, Universidade do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), graduação em Educação Física (licenciatura) pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), graduação em Educação Física (bacharela) pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Atualmente é Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Educação, bolsista CAPES e pesquisadora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, prática de educação motora, desenvolvimento cognitivo, educação física e formação de professores.

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

BARBOSA, J. J. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1990.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 de jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 04/98, de 29 de janeiro de 1998. Institui as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 1998.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 05 jun. 2022.

CAVICCHIA, D. de C. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Psicologia do Desenvolvimento, Acervo Digital Unesp, 2010.

FERREIRO, E. Alfabetização em Processo. São Paulo: Cortez, 1996.

FERREIRO, E. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1999, v.2.

FERREIRO, E; Teberosk, A. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas, 1985.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Trad. de LICHTENSTEIN, D. M. et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

FONSECA, V. Psicomotricidade. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 1996.

FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.

FONSECA, V. Educação psicomotora – a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Porto Alegre: Artes médicas, 1987, 2 ed.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: Três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

LE BOULCH, J. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

NEGRINE, A. Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: Prodil: 1994.

PIAGET, J. O juízo moral na criança. Trad. LENARDON, E. São Paulo: Summus, 1984. (Trabalho original publicado em 1932).

PINTO, G. R; LIMA, R. C. V. O desenvolvimento da criança. Belo Horizonte: FAPI, 2003, 6. ed.

RONCA, P. A. C. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Edisplan, 1989.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. CIPOLLA, J. N. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Trad. RESENDE, M. Lisboa: Antídoto, 1979.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Carla Fagotti Pagliarini , A. C. F. P. ., Giacometi, A. G., Bonaparte, K. Z. da C. ., & Ghilardi Cancian, Q. . (2022). Impactos da pandemia no processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conjecturas, 22(12), 271–280. https://doi.org/10.53660/CONJ-1497-2B15B

Edição

Seção

Artigos