A pesquisa sobre política social no processo de consolidação do serviço social como área de conhecimento

Autores

  • Angela Kaline Da Silva Santos UFPB
  • Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida UFPB
  • Danielle Viana Lugo Pereira UFPB

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-1492-2B59

Palavras-chave:

Serviço Social; Política Social; Produção do Conhecimento; Estado da Arte

Resumo

O presente artigo origina-se da pesquisa teórica realizada no curso de mestrado acadêmico em Serviço Social, cujo objeto de estudo versa sobre a produção do conhecimento gerado pelo Serviço Social a partir da análise das Dissertações de Mestrado sobre Política Social, defendidas no PPGSS/UFPB no período de 2010 a 2019. A interlocução entre o Serviço Social e a Política Social no Brasil adensou ao longo dos anos de 1980 e 1990, consolidando-se no século XXI. Em termos metodológicos, tipifica-se como pesquisa bibliográfica e documental com a utilização do estado da arte para mapeamento analítico das tendências que perpassam o universo de 119 Dissertações de Mestrado com adoção de instrumentos e técnicas quanti-qualitativas de coleta e de análise dos dados. No processo de operacionalização da metodologia do estado da arte, optou-se pela adoção de dois indicadores bibliográficos: áreas do conhecimento e categorias temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Kaline Da Silva Santos, UFPB

Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba - PPGSS/UFPB na linha de Pesquisa SERVIÇO SOCIAL, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL (2020-2022). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2013-2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análises de Conjuntura e Políticas Sociais e Serviço Social (GEPACOPS), atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, política social, produção do conhecimento, modernidade e pós-modernidade. Atualmente atua como Assessora Técnica da Diretoria do SUAS na SEDH-PB, na área da gestão da polítca de assistência social no âmbito do Estado da Paraíba.

Bernadete de Lourdes Figueiredo de Almeida, UFPB

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1971), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1984), doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela PUC/SP (2004). É professora na categoria Titular do Departamento de Serviço Social em nível de Graduação e da Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba; Pesquisadora Nível 1-B do CNPq; Membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - período 2012-2014; Membro do Comitê Julgador da Política Nacional de Saúde da População Negra do País - CNPq (2014-2015); Membro do Comitê de Julgamento do Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq (2015); Membro da Comissão Assessora do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do MEC/INEP para área do Serviço Social (2004/2015); Membro da Comissão de Especialistas na área do Serviço Social no MEC/SESu (2000/2004), Colaboradora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Membro do Conselho Editorial da Revista Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão e Membro Revisor das Revistas Katalysis (UFSC), Sociedade em Debate (UCPEL), Ser Social (UnB) e Serviço Social em Revista (UEL); Consultora Ad hoc de diversas Fundações Estaduais de Pesquisa brasileiras; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análises de Conjuntura, Políticas Sociais e Serviço Social (GEPACOPS) da UFPB/DSS/PPGSS, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; Membro do Comitê Externo do PIBIC/CNPq-UEPB, do PIBIC/CNPq-UERN e do PIBIC/CNPq-UFRN; Coordenadora Geral dos Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica da UFPB (2012/2013); Coordenadora Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras da CAPES/CNPq pela UFPB (2012/2013); Coordenadora do Programa Jovens Talentos para a Ciência da CAPES pela UFPB (2012/2013); Gestão Acadêmica na qualidade de Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário da UFPB (2010-2013). Tem experiência na área de Serviço Social com estudos investigativos em Fundamentos do Serviço Social com as temáticas: tendências históricas e teórico-metodológicas no Serviço Social, formação e trabalho profissional do assistente social, questão social, produção do conhecimento e pesquisa em Serviço Social; e na área do Serviço Social Aplicado com os temas: avaliação das políticas sociais, gestão social e pobreza.

Danielle Viana Lugo Pereira, UFPB

Doutora em Serviço Social pela UFRJ, Mestre em Serviço Social pela UFPB, Especialista em Direitos Humanos (UFPB) e Graduada em Serviço Social (UFPB). Atualmente é professora adjunta IV do Departamento de Serviço Social da UFPB e Coordenadora de Estágio Supervisionado. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise de Conjuntura e Política Social (GEPACOPS). Trabalhou no Curso de Serviço Social da UFBA (2009 - 2017; atuou em 2008 na UFRB no primeiro curso de Serviço Social em universidade pública na Bahia. Tem experiência na docência na educação superior desde 2003 até o presente; pesquisando os seguintes temas: Política Social da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, Saúde Mental e Trabalho, Fundamentos do Serviço Social com ênfase no Trabalho Profissional. Atualmente coordena pesquisa PIBIC (2020-2022) intitulada: "A nova morfologia do trabalho de assistentes sociais na pandemia da covid-19".

Referências

CANTALICE, Luciana Batista de Oliveira. Incidências Pós-modernas na Produção do Conhecimento em Serviço Social (Tese de Doutorado). Rio de Janeiro: PPGSS/UFRJ, 2013.

CFESS. Atuação de Assistentes Sociais no Sociojurídico: subsídios para reflexão. Brasília: Conselho Federal de Serviço Social, 2014. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CFESSsubsidios_sociojuridico2014.pdf. Acessado em: 21/03/2022.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área do Serviço Social – CAPES. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Diretoria de Avaliação, 2019.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área do Serviço Social – CAPES. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Diretoria de Avaliação, 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Tabela de Áreas de Conhecimento/Avaliação. Capes, 2021.

DIAS, Daiana Nardico Dias. O Estado da Arte Sobre Gênero no Serviço Social. (Dissertação de Mestrado). Florianópolis: PPGSS /CSE/ UFSC/ CSE/ PPGSS, 2014.

DUARTE, Hadassa Nyedja Elias. A Materialidade do Serviço Social frente à Investida Pós-moderna: uma análise a partir da produção do conhecimento. (Dissertação). João Pessoa: UFPB/DSS/CCHLA/PPGSS, 2019.

GALDINO, Shellen Batista. A Produção de Conhecimento no Serviço Social: entre a hegemonia do marxismo e a pós-modernidade (Dissertação). UFPB/ CCHLA/DSS/PPGSS. João Pessoa: 2016.

GUERRA, Yolanda. A Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil: um patrimônio a ser preservado. Temporalis, Brasília (DF), ano 11, n.22, pg. 125-158, jul./dez. 2011. Disponível em: file:///C:/Users/windows/Downloads/2141-Texto%20do%20artigo-3411-1-10-20120209.pdf. Acessado em: 30/11/2020

GUERRA, Yolanda. Transformações societárias, Serviço Social e cultura profissional: mediações sócio-históricas e ético-políticas. MOTA, Ana Elizabete; AMARAL, Angela Santana (Org.). Cenários, Contradições e Pelejas do Serviço Social Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2016.

LARA, Ricardo, MARANHÃO, Cézar. Fundamentos do trabalho, “questão social” e Serviço Social. SOUSA, Edvânia A. de; SILVA, Maria Liduína de Oliveira e (Orgs). Trabalho, Questão Social e Serviço Social: a autofagia do capital. São Paulo: Cortez, 2019, pg. 37-60.

MIOTO, Regina Celia Tamaso; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro. Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 16, n. espg. , pg. 61-71, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HC4Drwd89pyhpRb8fK3cr4S/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 15/08/ 2021.

MOTA, Ana Elizabete. Serviço Social brasileiro: profissão e área do conhecimento. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 16, n. espg. 2013. pg. 17 –27.

NETTO, José Paulo. Crise do capital e consequências societárias. Serviço Social e Sociedade. Nº 111, jul/set, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ sssoc/a/D6MmJKCjKYqSv6kyWDZLXzt/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 20/07/2021.

NETTO, José Paulo. A reconceituação: ainda viva, 40 anos depois. ALAYÓN, N. (Org.). Trabajo Social Latino-americano: a 40 años de la reconceptualización. Buenos Aires: Espacio, 2005.

NETTO, José Paulo. A construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social. MOTA, Ana Elizabete; et al. Serviço Social e Saúde: Formação e trabalho profissional. Rio de Janeiro: Cortez, 2006.

OLIVEIRA, Denize Cristina; RAMOS, Flávia Regina de Souza; BARROS, Alba Lúcia Bottura Leite; NÓBREGA, Maria Miriam Lima. Classificação das áreas de conhecimento do CNPq e o campo da Enfermagem: possibilidades e limites. Rev Bras Enferm. 2013;66 (esp):60-5. Disponível em: https://www.scielo.br/ pdf/reben/v66nspe/v66nspea08.pdf (Acesso em 30/11/2020)

PEREIRA, Karine Yanne de Lima; TEIXEIRA, Solange Maria de Lima. Redes e Intersetorialidade nas Políticas Sociais: reflexões sobre sua concepção na política de assistência social. Textos & Contextos - Porto Alegre, v. 12, n. 1, pg. 114 - 127, jan./jun. 2013. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs /index.php/fass/article/viewFile/12990/9619. Acessado em: 09/03/2022.

SANTOS, Angela Kaline da Silva. Processo de Produção do Conhecimento no Serviço Social à Luz do Legado da Modernidade à Emersão da Pós-Modernidade: o estado da arte das Dissertações de Mestrado do PPGSS/UFPB. (Relatório de pesquisa). João Pessoa: UFPB/ PIBIC/ CCHLA/ DSS/PPGSS/SEPACOPS, 2017.

SANTOS, Ângela Kaline da Silva et al. A categoria “Questão Social”: perspectivas teóricas nas Ciências Sociais e no Serviço Social brasileiro. Conjecturas, 21(6), 516–528. https://doi.org/10.53660/CONJ-378-815. Acessado em 12/03/2022.

SANTOS, Joseane Soares. Neoconservadorismo Pós-Moderno e Serviço Social Brasileiro. São Paulo: Cortez, 2007. (Coleção Questões da nossa época; v. 132).

SILVEIRA, Silvia Regina. A Produção do Conhecimento do Serviço Social Sobre a Inserção Profissional na Política Pública de Educação no Brasil: desafios e perspectivas no âmbito do projeto profissional. (Tese de Doutorado) Porto Alegre: PUCRS/PPGSS, 2017.

ROMANOWISKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional - Curitiba, v. 6, n. 19, pg. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index. php/dialogo?dd1=237&dd99 =view&dd98 (Acesso em 11/08/2017).

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWISKI, Joana Paulin. Estudos de Revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba v.14, n.41, 2014. Disponível em: http://www2. pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=12623&dd99=view& dd98= pb. (Acesso em 11/08/2017)

Downloads

Publicado

2022-08-25

Como Citar

Santos, A. K. D. S. ., Almeida, B. de L. F. de, & Pereira, D. V. L. . (2022). A pesquisa sobre política social no processo de consolidação do serviço social como área de conhecimento. Conjecturas, 22(12), 312–334. https://doi.org/10.53660/CONJ-1492-2B59

Edição

Seção

Artigos